Corrida de 20 de julho será a 11ª da
história válida como etapa do Campeonato Brasileiro da categoria
A pausa no
calendário de corridas planejada para o período da Copa do Mundo não diminuiu o
ritmo do trabalho de organizadores e competidores que integram o Campeonato
Brasileiro de Fórmula Truck. A equipe de produção, os pilotos e as equipes de
competição mantém em ritmo intenso sua preparação para o GP Crystal, que vai
marcar em Cascavel (PR), no dia 20 de julho, o encerramento da primeira metade
da temporada de 2014.
Reconhecido na Fórmula Truck por ter sido sede
em 1995 da primeira corrida de demonstração que levou à sua homologação como
campeonato de automobilismo, o Autódromo Internacional de Cascavel recebeu dez
etapas do Campeonato Brasileiro da categoria, entre 1999 e 2013. As etapas
realizadas no circuito paranaense de 1996 a 1998, nas três primeiras temporadas
oficiais, foram disputadas sob caráter extracampeonato.
Cascavel firmou-se de volta no calendário de
corridas da Fórmula Truck em 2012, após a completa reestruturação de seu
autódromo, rebatizado com o nome de Zilmar Beux, seu fundador. É a pista que
apresenta a segunda média de velocidade mais alta do calendário, só atrás da de
Brasília (DF), onde se utiliza o anel externo composto por cinco curvas. Felipe
Giaffone obteve a pole position de 2013 em Cascavel atingindo média de 142,6
km/h.
O GP Crystal será a quinta das dez etapas do
Campeonato Brasileiro e valerá como terceira das quatro provas que formam a
classificação do Sul-Americano. Ambos têm como líder Leandro Totti, piloto do
Volkswagen-MAN da RM Competições. Ele soma 121 pontos no Brasileiro, contra 76
de Giaffone, seu companheiro de equipe e vice-líder. No Sul-Americano, o
paranaense tem 63 pontos. Roberval Andrade, da Ticket Car Corinthians, é
vice-líder com 36.
Em dez edições, a etapa de Cascavel teve cinco
marcas de caminhões no topo do pódio. A Volkswagen venceu três vezes com Renato
Martins, em 2001, 2002 e 2006, e comemorou o primeiro lugar de Giaffone em
2013, com um MAN. A Scania levou Osvaldo Drugovich à vitória em 1999. A Volvo
venceu em 2000, com Jorge Fleck; a Ford, em 2003, com Djalma Fogaça; a
Mercedes-Benz, em 2004 e 2007, com Wellington Cirino e Geraldo Piquet.
Foram, igualmente, cinco marcas conquistando
poles em dez etapas. A Volkswagen obteve as poles de 2006, com Martins, e 2013
com Giaffone, já no caminhão da MAN, marca à qual pertence a Volkswagen. A
Scania comandou o grid em 1999, com Drugovich. A Ford foi pole com Fogaça em
2000 e 2003. As poles da Merceces-Benz foram anotadas por Cirino, em 2001, 2002
e 2004, e Piquet, em 2007. A Iveco liderou o grid de 2007, com Beto Monteiro.
TODAS AS POLES E VITÓRIAS DO GP DE
CASCAVEL
12 de
dezembro de 1999
Pole: Osvaldo
Drugovich Júnior (PR/Scania); vitória: Osvaldo Drugovich Júnior (PR/Scania)
9 de julho de
2000
Pole: Djalma
Fogaça (SP/Ford); vitória: Jorge Fleck (RS/Volvo)
16 de
setembro de 2001
Pole:
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
14 de julho
de 2002
Pole:
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
18 de maio de
2003
Pole: Djalma
Fogaça (SP/Ford); vitória: Djalma Fogaça (SP/Ford)
19 de
setembro de 2004
Pole:
Wellington Cirino (PR/Mercedes-Benz); vitória: Wellington Cirino
(PR/Mercedes-Benz)
17 de
setembro de 2006
Pole: Renato
Martins (SP/Volkswagen); vitória: Renato Martins (SP/Volkswagen)
11 de março
de 2007
Pole: Geraldo
Piquet (DF/Mercedes-Benz); vitória: Geraldo Piquet (DF/Mercedes-Benz)
5 de agosto
de 2012
Pole: Beto
Monteiro (PE/Iveco); vitória: Leandro Totti (PR/Mercedes-Benz)
4 de agosto
de 2013
Pole: Felipe Giaffone (SP/MAN); vitória: Felipe
Giaffone (SP/MAN)
Fonte: www.grelak.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário