Time do brasileiro lidera maior parte
do tempo na GTE Pro, mas termina em 6º
Bruno Senna
voltou a "bater na trave", mas ainda não foi desta vez que conquistou
a vitória na classe GTE Pro das 24 Horas de Le Mans. Se no ano passado o sonho
se desfez quando o companheiro Fred Makowiecki bateu o Aston Martin ao liderar
com folga superior a um minuto já nas horas finais, desta vez o pódio escapou
depois que um vazamento do fluido da direção hidráulica obrigou Bruno a entrar
nos boxes quando comandava a categoria na manhã deste domingo. "É frustrante, mas Le Mans não
perdoa e temos de conviver com isso". Restando uma hora para o final e
já com o alemão Stefan Mücke no cockpit, o carro encostou na garagem
definitivamente e o trio completado pelo inglês Darren Turner finalizou na 6ª
colocação. A vitória foi da Ferrari 458 Italia dos italianos Gianmaria Bruni,
Giancarlo Fisichella e do finlandês Toni Vilander, enquanto a Audi conquistou
uma dobradinha na classificação geral comandada pelo francês Bernard Tréluyer,
o suíço Marcel Fassler e o alemão Andre Lotterer.
Bruno
lamentou o desfecho de um corrida em que as chances de vencer pareceram sólidas
ao longo da maratona de resistência. O modelo inglês saiu em terceiro na sua
classe e mostrou a consistência esperada pelos técnicos e pilotos da equipe. "O carro estava competitivo e estávamos
fazendo uma briga boa com a Ferrari. Foi uma pena esse problema com a direção
hidráulica, porque neste carro ela não fica dura, simplesmente trava. Perdemos
mais de 20 minutos e várias voltas para os reparos", explicou Bruno,
que naquele momento já abria vantagem sobre a máquina italiana.
O duelo entre
Bruno e Bruni foi um dos pontos altos da GTE Pro. O brasileiro, com problemas
de aderência na parte traseira principalmente nas curvas de baixa, facilitou a
ultrapassagem do italiano por uma questão estratégica. "A Ferrari estava muito forte nessas curvas. Meu carro estava
consumindo os pneus traseiros. Andando no vácuo do Bruni, consegui deixar meu
carro mais neutro com o desgaste maior dos dianteiros. Então, consegui
ultrapassá-lo novamente e me distanciar, mas aí apareceu o vazamento."
A partir de
agora, Bruno começa a se preocupar com o novo capítulo em sua carreira - a
estreia no Campeonato Mundial de Carros Elétricos - a Fórmula E. No início do
mês que vem, ele e o companheiro Karun Chandhok participarão dos dois dias de
testes coletivos com a equipe Mahindra no circuito inglês de Donington Park. A
temporada da nova categoria da FIA será aberta em setembro em Pequim (China).
Um futuro retorno a Le Mans, no entanto, não está descartado. "Vamos ver as oportunidades que
aparecem", finalizou.
O resultado da GTE Pro:
1 - Gianmaria BRUNI (ITA) - Toni
VILANDER (FIN) - Giancarlo FISICHELLA (ITA)
- AF CORSE - FERRARI 458 ITALIA - 339 voltas
2 - Jan MAGNUSSEN (DNK) - Antonio
GARCIA (ESP) - Jordan TAYLOR (USA)
- CORVETTE RACING - CHEVROLET
CORVETTE C7 - 338 voltas
3 - Marco HOLZER (DEU) - Frédéric
MAKOWIECKI (FRA) - Richard LIETZ (AUT)
- PORSCHE TEAM MANTHEY - PORSCHE 911
RSR - 337 voltas
4 -
Oliver GAVIN (GBR) - Tommy MILNER (USA) - Richard WESTBROOK (GBR) - CORVETTE RACING - CHEVROLET CORVETTE C7 - 333 voltas
5 -
Cooper MACNEIL Cooper (USA) - Jeron BLEEKEMOLEN (NLD) - PROSPEED COMPETITION
- PORSCHE 911 GT3 RSR - 319 voltas
6 -
Darren TURNER (GBR) - Stefan MÜCKE (DEU) - Bruno SENNA (BRA) - ASTON MARTIN RACING - ASTON MARTIN VANTAGE V8 - 310 voltas
7 -
Patrick PILET (FRA) - Jörg BERGMEISTER (DEU) - Nick TANDY (GBR) - PORSCHE TEAM MANTHEY - PORSCHE 911 RSR - 309 voltas
Não
completaram:
Davide RIGON
(ITA) - James CALADO (GBR) - Olivier BERETTA (MCO) - AF CORSE - FERRARI
458 ITALIA
Matt GRIFFIN
(IRL) - Alvaro PARENTE (PRT) - Frederico LEO (ITA) - RAM RACING -
FERRARI 458 ITALIA
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: AMR Divulgação/MF2
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