segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Copa ECPA de Velocidade define campeões da temporada

Última etapa foi disputada neste sábado no autódromo do ECPA, onde os pilotos protagonizaram disputas emocionantes. Com dois campeões inéditos, a festa foi do interior com vitoriosos de Capivari, Piracicaba e Ribeirão Preto

Com uma virada sensacional, o encerramento da temporada 2014 da Copa ECPA de Velocidade teve todos os ingredientes típicos de uma grande final. As duas baterias da categoria Marcas e Pilotos, realizadas neste sábado (6), no Autódromo de Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, definiram os campeões das divisões Super, Light e Novatos.

As provas foram válidas pela oitava e última etapa do campeonato e as disputas foram de muita intensidade, com o campeão da divisão principal sendo decidido apenas na última corrida e marcando uma virada incrível de um piloto que em nenhum momento liderou a competição.

Após duas corridas muito equilibradas, o piloto Rodrigo Stefanini sagrou-se o primeiro bicampeão da Copa ECPA de Velocidade, na categoria Marcas e Pilotos Super, a divisão principal do certame, conquistando uma vitória e um segundo lugar.

“Estou muito emocionado com a conquista, tanto pelo meu esforço, quanto pelo da equipe que acreditava muito nesse título e nunca me deixava desanimar. Foi uma vitória do esforço e da força de vontade de todo o grupo. E isso eu tenho que reconhecer, se fui melhor, foi com a ajuda da minha equipe que conquistei esse campeonato”, afirmou o capivariano que já havia conquistado o título em 2011.

Para ficar com o título, Stefanini necessitou da regra do descarte, que o ajudou a superar o piracicabano Neto Datti, que precisou descartar dez pontos na contagem final, enquanto que o campeão tinha zero de descarte. “Nosso início foi muito ruim, pois estreamos um carro novo nessa temporada, que é o Citroën C3, e demoramos muito para encontrar o acerto ideal. Tanto que não pontuei nas duas primeiras etapas e isso acabou ajudando no final”, disse emocionado.

Mesmo ficando como vice-campeão, o piracicabano Neto Datti saiu satisfeito. “Começamos desacreditados, mas as vitórias foram chegando e de meros coadjuvantes passamos a favoritos, tanto que liderei praticamente todo o campeonato. Infelizmente, fui um dos que aprovou a regra do descarte no início da temporada e, no final, ela me prejudicou. Mas isso faz parte do esporte e temos que olhar para frente e seguir adiante”, disse conformado o piloto que ainda marcou a poleposition, mas perdeu essa vantagem logo na primeira curva após a largada.

Outros pilotos também tinham chances de ficar com o título, mas não se deram bem, foi a dupla formada por Gustavo Favoretto e Rodnei Mazieri marcou apenas um terceiro e um quarto lugares. Já Lamartine Pinotti fez apenas um quinto lugar.

Como foram as provas
Na primeira prova do dia, Rodrigo Stefanini largou na segunda posição, mas assumiu a ponta depois de uma largada sensacional e, antes da primeira curva, já liderava para vencer de ponta a ponta. “Larguei muito bem e consegui defender a primeira colocação. Depois, o desafio foi manter a concentração e continuar andando em um ritmo forte”, conta o piloto capivariano.

Poleposition, Neto Datti caiu para terceiro na largada, mas conseguiu se recuperar terminando no segundo lugar.

Na segunda bateria, que é realizada com o grid invertido, Stefanini largou na sexta posição, agora com Cassiano Rodrigues, parceiro de Netto Datti, na sua frente, largando em quinto. A única chance de Datti vencer a temporada era Cassiano terminar em primeiro lugar e Stefanini três posições abaixo. A vitória foi conquistada, mas o piloto de Capivari chegou logo atrás para se consagrar como bicampeão.

Light
Pela divisão Light, Alexandre Barbosa administrou a vantagem e, sem muito esforço, conquistou o título com uma pilotagem bastante burocrática.  “Quando vi que meus concorrentes estavam atrás, pude economizar esforços”, disse o piracicabano que terminou as duas baterias na terceira posição e ainda assim ampliou a vantagem na tabela, pois seus principais concorrentes ficaram atrás.

A vitória na Light foi de Rick Fragnani, nas duas provas, seguido de Alexandre Navarro, que também foi ao pódio nas duas baterias, ambas na segunda posição. “Já disputo o certame há três temporadas, mas nas primeiras corridas do ano não imaginava que eu chegaria ao final como campeão. Agradeço a todos que me apoiaram durante o ano", comemorou Barbosa, que chorou muito dentro do carro durante a última volta.

Novatos
Rafael Matta já estava com o título praticamente assegurado antes mesmo da largada. Mas ele não deixou por menos e venceu as duas provas da Novatos, destinada a pilotos que ingressam na categoria e formando dupla com Anderson Paes.

“Esse não é meu início no automobilismo, mas foi minha estreia aqui no ECPA. Gostei muito de correr aqui e do formato do certame, tanto que pretendo continuar correndo aqui no ano que vem”, garantiu o campeão que é da cidade de Ribeirão Preto.

Resultados da 8ª etapa da Copa ECPA de Velocidade
1ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Rodrigo Stefanini
2º Neto Datti/ Cassiano Rodrigues
3º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
4º Edson/Bruno Paes
5º Lamartine Pinotti
Melhor volta: Luis Piccolo, em 1:18.482

1ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Rick Fragnani
2º Alexandre Navarro
3º Alexandre Barbosa
4º Valter Paim/Rodrigo Tavares
5º Rinaldo Palace/Neimar Barbosa
Melhor volta: Rick Fragnani, em 1:19.185

1ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Rafael Matta/Anderson Paes
2º Rodrigo Palace./ André Leibl.
3º Matheus Netto
4º José Turim/Adilson Gorga
5º Mauricio Quagliato
Melhor volta: Rafael Matta, em 1:19.709

2ª prova Marcas e Pilotos - Super
1º Neto Datti/ Cassiano Rodrigues
2º Rodrigo Stefanini
3º Edson/Bruno Paes
4º Rodnei Mazieri /Gustavo Favoretto
5º Luis Alves
Melhor volta: Luis Piccolo, em 1:18.489

2ª prova Marcas e Pilotos - Light
1º Rick Fragnani
2º Alexandre Navarro
3º Alexandre Barbosa
4º Valter Paim/Rodrigo Tavares
5º Rinaldo Palace/Neimar Barbosa
Melhor volta: Rick Fragnani, em 1:19.116

2ª prova Marcas e Pilotos - Novato
1º Rafael Matta/Anderson Paes
2º Matheus Netto Rodrigo Palace./ André Leibl.
3º José Turim/Adilson Gorga
Melhor volta: Anderson Paes, em 1:20.312

1ª prova Clássicos
1º Thiago Perez
2º Devanir T./ Stanley W.
3º Luiz Teixeira
4º Carlos Szepkuthy
5º Carlos Igreja
Melhor volta: Thiago Perez, em 1:21.789

2ª prova Clássicos
1º Devanir T./ Stanley W.
2º Thiago Perez.
3º Carlos Igreja
4º Wellington Junior
5º Ruy e Fabio Quintela
Melhor volta: Devanir T./ Stanley W., em 1:20.822



Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa ECPA

Foto divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário