Aqueles que sonham em seguir ou
iniciar carreira no automobilismo tem na Fórmula 1600 a melhor opção.
Jovens pilotos recém-saídos do kart podem
utilizar a categoria como um primeiro contato com veículos do tipo fórmula,
proporcionando aprendizado na parte de acerto e pilotagem; além dos pilotos que
procuram diversão, segurança, competitividade e baixo custo, também encontram
todas essas qualidades na categoria.
Os carros são
simples, construídos atendendo a regulamentação de segurança exigida pela CBA
(Confederação Brasileira de Automobilismo) e FASP (Federação de Automobilismo
de São Paulo), não possuem asas dianteiras ou traseiras, sua mecânica não
requer grandes investimentos, pois utilizam peças regularmente encontradas em
autopeças além de contar com a motorização original Ford Zetec Rocam 1.6 8V, um
motor robusto, de baixa manutenção que proporciona por força de regulamento a
igualdade de desempenho entre os competidores, garantindo assim disputas
eletrizantes.
A categoria
F1600 faz parte das atividades do Campeonato Paulista de Automobilismo em suas
8 etapas. As provas tem grid cheio com média superior a 25 carros o que garante
muitas emoções e ultrapassagens. Os pilotos presentes mesclam juventude e
experiência, a fórmula ideal para o sucesso, aprendizado e competitividade com
custos extremamente atraentes e viáveis.
Em 2015 a
categoria contará também com uma nova carenagem, mais bonita e moderna
oferecendo melhor desempenho além de mais segurança aos pilotos. O novo carro
foi apresentado durante as 6h de SP realizada em Interlagos e contou com a
presença do bicampeão de F1 e das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson
Fittipaldi conhecendo e aprovando o novo modelo para 2015 da categoria.
Diferentemente
de outras categorias, os carros da F1600 podem ser adquiridos ou também
alugados por equipes já existentes na categoria, o que diminui o custo
tornando-a um dos melhores custo x benefício do automobilismo nacional.
A categoria
possui divulgação através de seu site oficial e mídias sociais de mais de 12
mil seguidores no Facebook, além do Programa Curva do S do canal Discovery
Turbo.
O Campeonato
Paulista de Fórmula 1600 tem a organização e supervisão da FASP.
Fórmula 1600
Site:
www.f1600.com.br
Facebook:
facebook.com/f1600br
Ficha técnica:
- Chassi: de
fabricação nacional, configuração de monoposto simétrico com rodas e pneus
expostos na totalidade, construído em tubos de aço carbono 1020 e carenagem em
fibra de vidro
- Motor: Ford
Zetec Rocam 1.6 8V
- Câmbio: com
engate H de 4 marchas + a ré (PF)
- Suspensão:
suspensão dianteira com barras de torção e múltiplas regulagens, suspensão
traseira com barras tensoras e amortecedores com rosca de regulagem de altura e
carga nas molas
- Freio: a
disco nas 4 rodas
-
Combustível: Etanol
- Pneus:
Pirelli Phantom 195x50 R15
- Rodas: Liga
alumínio aro 15” com tala 6 polegadas - 4 x 100.
A F1600 conta
com o apoio da STP, FuelTech, Metal Horse, Lotse, MOTUL, Crestana e Alpie
Escola de Pilotagem.
Vitor Garcia .'. VG3 - Assessoria de Imprensa e Comunicação
MTb: 34.906
Fotos divulgação
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