O conjunto do Team Rahal Letterman
Lanigan, formado por Augusto Farfus, Bill Auberlen, Bruno Spengler e Dirk
Werner fez belíssimo trabalho a bordo da BMW Z4 GTE #25, brigou pela vitória
até o fim e cruzou a linha de chegada da prova em segundo na classe GT Le Mans,
a menos de 0s5 do carro vencedor
Augusto
Farfus começou com o pé direito a temporada 2015. Pela terceira vez nas 24
Horas de Daytona, sendo a primeira disputando a lendária prova norte-americana
de endurance pela equipe oficial da BMW, o Team Rahal Letterman Lanigan, o
piloto brasileiro realizou grande trabalho a bordo da Z4 GTE #25 ao lado de
Bill Auberlen, Bruno Spengler e Dirk Werner neste fim de semana. Durante
praticamente toda a prova, o quarteto lutou intensamente pela vitória na classe
GT Le Mans, confirmando as expectativas de Farfus, que apostou no bom ritmo de
corrida do seu carro. Nos últimos minutos da disputa, a entrada do satety-car,
devido a um acidente, aproximou ainda mais a BMW Z4 #25 do Chevrolet Corvette,
que liderava na GT Le Mans e era pilotado por Antonio García, que suportou a
pressão de Werner e triunfou na categoria. Ainda assim, o Team RLL consolidou
um mês de muito trabalho com um ótimo segundo lugar na classe, quinto na
classificação geral da prova, encerrada na tarde deste domingo (25).
Na tomada de
tempos realizada na última quinta-feira, a condução da BMW Z4 GTE #25 ficou aos
cuidados de Bill Auberlen. O experiente piloto norte-americano conseguiu o
sétimo lugar no grid, que pouco vale numa disputa de 24 horas. Desde a largada
da prova, o carro mostrou forte ritmo de corrida e, principalmente muita
resistência, enfrentando poucos problemas ao longo da disputa em Daytona.
O primeiro
turno de Farfus a bordo da BMW Z4 foi no início da noite em Daytona. O
brasileiro realizou ótimo trabalho e ratificou o grande ritmo de prova do seu
carro. Tanto que, na volta 231, Augusto cravou a volta mais rápida do #25 em
toda a corrida ao anotar 1min44s334. Na sequência da disputa, os pilotos se
revezaram na condução do bólido, e todos mantiveram uma diferença bastante
pequena que realmente permitiu ao conjunto brigar pela vitória e até andar na
ponta da GT Le Mans em várias situações na corrida.
Augusto
manteve a consistência até finalizar sua participação em Daytona, quando
faltavam pouco mais de duas horas para o fim da corrida. Em segundo lugar na GT
Le Mans, o curitibano de 31 anos entregou a condução do carro para Dirk Werner,
encarregado de completar a prova para a equipe comandada por Bobby Rahal. O
alemão conseguiu assumir a liderança, desbancando o Chevrolet Corvette #3,
guiado naquele momento por Antonio García, que se mantinha próximo a Werner.
Mas pouco depois, contudo, o problema de embreagem apresentado no pit-stop da
BMW permitiu a García assumir a liderança e abrir confortável vantagem, que se
manteve até a última relargada, nos minutos finais. Mesmo sofrendo no final com
a forte pressão de Werner, o espanhol conseguiu cruzar a linha de chegada na
frente, completando um total de 725 voltas, apenas 0s478 à frente do carro da
BMW.
Farfus
destacou o empenho de todos do Team RLL desde o início dos treinos em Daytona,
no começo de janeiro, até à exaustiva jornada deste fim de semana, tecendo
elogios a cada membro da equipe que proporcionou uma grande participação e o
troféu de segundo lugar na prova. Tony Kanaan, ao lado de Scott Dixon, Kyle
Larson e Jamie McMurray venceram na classe Prototype com o Ford EcoBoost DP da
equipe Chip Ganassi Racing. A vitória na GT Le Mans ficou com o Chevrolet
Corvette C7.R pilotado por Antonio García, Jan Magnussen e Ryan Briscoe. Na
classe Prototype Challenge, o triunfo ficou com o Oreca FLM09 da equipe
PR1/Mathiasen Motorsports, pilotado por Tom Kimber-Smith, Mike Guasch, Andrew
Novich e Andrew Palmer. E na GT Daytona, vitória do Dodge Viper SRT pilotado
por Dominik Farnbacher, Bem Keating, Al Carter, Kuno Wittmer e Cameron
Lawrence.
Após a
corrida, Augusto retornará para a Europa, onde vive, e dará sequência aos
preparativos visando a temporada 2015 do DTM, que começa em maio, no circuito
de Hockenheim, na Alemanha.
Augusto Farfus:
"Estou muito orgulhoso pelo nosso
resultado e pelo que conseguimos. Claro que a gente sempre quer o primeiro
lugar, e terminar uma corrida de 24 horas a menos de 0s5 da vitória é um pouco
frustrante, ‘batemos na trave’. De qualquer forma, é uma boa maneira de começar
a temporada, fazendo a volta mais rápida do nosso carro e subindo ao pódio de
uma corrida tão importante, então é isso o que conta. Foi um fim de semana
cansativo, mas o bom é que nossa equipe funcionou bem, tivemos um ótimo
entrosamento, e essa é a parte legal de uma prova de 24 horas: a união e o
objetivo alcançado pelo trabalho conjunto. Então volto para casa com sentimento
de dever cumprido e bastante feliz por tudo o que realizamos em Daytona."
Jornalistas responsáveis
Mariana Viegas / Fernando Silva
Fotos divulgaçao
Nenhum comentário:
Postar um comentário