• Mudanças
estéticas seguem o padrão global e inclui nova frente, luz de direção diurna em
LED e rodas redesenhadas
• Evoluções
na calibração do motor e transmissão automática de segunda geração deixam o
modelo mais econômico e com melhor dirigibilidade
• Modelo
ganha ainda acabamento interior mais sofisticado e elegante, acionamento do
motor por controle remoto e duas novas opções de cores
Modelo global
da Chevrolet mais vendido no mundo, o Cruze passa no Brasil por sua primeira
grande evolução. Além de mudanças estéticas, o veículo recebe importantes
alterações mecânicas e conteúdos inéditos.
Com isso,
inaugura-se um padrão ainda mais elevado de tecnologia e sofisticação para o
segmento. Em relação a performance, o Cruze 2015 mostra maior agilidade no
trânsito aliado a um menor consumo de combustível, resultado da maior
disponibilidade de torque (força) em médias rotações e do remapeamento do ponto
de troca de marchas.
Estas
novidades estreiam simultaneamente no Sport6 e no sedã médio cerca de três anos
após o lançamento deles no país. Desde então, a dupla, equipada com o moderno
motor Ecotec 1.8 Flex de 144 cavalos, ocupa o posto de automóvel de passeio
nacional topo de linha dentro do portfólio Chevrolet no Brasil.
Desenho renovado
As mudanças
promovidas na carroceria do Cruze estão concentradas na parte frontal do
veículo. O para-choque foi completamente redesenhado, passando a sensação de
maior robustez e esportividade.
Marca
registrada dos veículos globais da Chevrolet, a grade bipartida traz agora
novos elementos estilísticos e incorpora barras cromadas na versão LTZ.
Já os
inéditos faróis DRL (luzes diurnas) chegam como item de série. Compostos de
LEDs e localizados sobre os novos faróis auxiliares, eles facilitam a
visualização do veículo por outros motoristas e pedestres durante o dia. O
acionamento ocorre automaticamente assim que a ignição é acionada.
O Cruze ganha
também novas rodas de alumínio de 17 polegadas, com desenho exclusivo para as
versões LT e LTZ.
Duas novas
opções de cores também passam a ser ofertadas: Branco Vintage e Cinza Aztec,
que se juntam às Azul Macaw, Branco Summit, Bege Desert, Preto Carbon Flash,
Prata Switchblade, Cinza Mond e Vermelho Pepper, essa exclusiva para o hatch
esportivo Sport6.
Salto em requinte
O Chevrolet
Cruze, que sempre se destacou em relação aos principais rivais pelo seu design
moderno e tecnologia, chega à linha 2015 ainda mais completo e sofisticado.
Os vidros
elétricos agora são erguidos automaticamente assim que o usuário trava as
portas pelo controle remoto. Outra novidade é a possibilidade de acionamento do
motor por meio de uma tecla no chaveiro do veículo.
“Dessa forma, minutos antes de entrar
no carro em um dia quente, o usuário pode acionar a ignição remotamente para
ativar o ar-condicionado e climatizar a cabine”, explica William Bertagni,
vice-presidente de engenharia de produto da GM América do Sul.
Este item de
conveniência é um dos novos diferenciais da versão LTZ, que ganha ainda
acabamento interno premium. Bancos, portas e painel passam a ser revestidos em
couro bicolor (Brownstone e Jet Black) com costura pespontada, encontrados
apenas em modelos de segmentos mais sofisticados.
Desde a
configuração LT de entrada, o Cruze vem equipado com diversos itens de
segurança, como controles eletrônicos de tração e estabilidade (ESP), airbags
frontais e laterais, cinto de segurança de três pontos em todos os assentos,
sistema isofix para a fixação de cadeirinhas infantis e trava interna
antissequestro.
Ar-condicionado
eletrônico, direção elétrica progressiva, retrovisor interno eletrocrômico,
sistema multimídia com bluetooth com comando por voz em português e volante
multifuncional regulável em altura e profundidade reforçam a lista.
O modelo
ainda pode vir equipado com sensor de chuva e crepuscular, câmera de ré com
gráfico para o auxílio a manobras, navegador com GPS, airbag de cortina,
sistema presencial de abertura das portas e de acionamento do motor por meio do
botão Start/Stop no painel.
Desempenho otimizado
Se do ponto
de vista estético a linha 2015 do Cruze transmite aspecto mais imponente, na
parte mecânica nota-se outro salto evolutivo, com ganho de performance e
eficiência energética.
Além da
recalibração do moderno motor Ecotec 1.8 Flex (144 cv), os engenheiros da
Chevrolet desenvolveram uma nova geração da transmissão de seis velocidades,
batizada de GF6-2.
Tanto o
modelo sedan médio como o hatch esportivo mostram mais agilidade e suavidade
nas trocas, melhorando significativamente a performance e o conforto ao
dirigir.
Os números
comprovam isso. Em comparação com o antecessor, o modelo 2015 foi até 1.2s mais
rápido na prova de 0 a 100 km/h, cravando 10.2s quando abastecido com etanol.
Retomadas de velocidade também ficaram mais ágeis, seja no modelo manual como
no automático.
Isso porque o
propulsor Ecotec 1.8 Flex reúne diversas tecnologias de ponta para motores
aspirados. Entre elas o cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente
variável, que torna as respostas do propulsor muito rápidas e colabora para uma
queima de combustível otimizada.
O coletor de
admissão variável (VIM) é outro destaque. Privilegia o torque em baixas
rotações e a potência em altas rotações, tornando as respostas do motor mais
elásticas.
Para informar
o motorista quanto ao momento ideal para a troca das marchas, o Cruze manual
passa a trazer uma luz de alerta no quadro de instrumentos.
Já a versão
automática apresenta melhora no consumo de combustível e agilidade ao efetuar
as trocas em espaço de tempo 50% inferior, sendo capaz de realizar reduções
duplas e triplas.
Por ser
inteligente, a transmissão aciona automaticamente o freio motor quando o
controle de cruzeiro está acionado, mantendo estável a velocidade selecionada
em declives.
Recorde global
Recentemente
o Cruze atingiu a marca de 3 milhões de unidades emplacadas nos 118 países onde
é comercializado, consagrando-o como o modelo Chevrolet mais vendido no mundo
atualmente. No Brasil, mais de 140 mil unidades já foram vendidas, o que o
posiciona como um dos líderes do segmento no país.
Fonte: Site da Montadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário