Atual vice-campeão, piloto da equipe
Mobil Super Racing, acelera o carro #51 pela primeira vez em 2015 neste final
de semana
Depois de uma
eletrizante temporada em 2014, com um número recorde de pilotos conquistando
vitórias e a briga pelo título aberta até a última volta da última etapa, a
Stock Car volta a se reunir neste final de semana. Curitiba recebe os teste de
pré-temporada de 2015.
Vice-campeão
em 2014 depois de ser o piloto que mais tempo permaneceu na liderança do
campeonato, Átila Abreu inicia o ano motivado a levar o carro #51 um degrau
acima nesta temporada, sua oitava completa na principal categoria do
automobilismo brasileiro.
"Ano passado foi uma das melhores
temporadas da minha carreira. Mesmo não tendo vencido o título, aprendi e me
diverti muito com as disputas tanto com o Rubinho como com o Cacá e outros
pilotos. Cresci muito como piloto e a equipe Mobil Super também sempre me deu
um carro muito competitivo. O objetivo em 2015 é muito claro: buscar o título
que escapou em 2014, que chegou bem próximo", afirma o piloto sorocabano.
Aos 27 anos
de idade, o competidor do carro #51 acumula seis vitórias, 23 pódios e oito
poles na Stock Car. Átila ostenta o melhor desempenho em treinos
classificatórios na categoria, com a melhor posição média nos grids de largada
nas últimas três temporadas.
Para iniciar
o ano de 2015 com a mesma eficiência da temporada anterior, o piloto espera
dedicar boa parte dos trabalhos em Curitiba aos novos pneus da Stock Car. As
dimensões permanecem as mesmas, mas novos pneus têm outros compostos e uma
construção diferente dos anteriores.
"O coração do carro é o pneu, então temos que entender bem como eles
funcionam e, a partir daí, buscar o acerto. A expectativa é que o novo pneu
seja mais rápido e resistente e estou ansioso para verificar na pista",
observou Átila.
Pelo quarto
ano consecutivo, o carro #51 será coordenado no pit-box da equipe Mobil Super
pelo engenheiro Thiago Meneghel, que abre a temporada com o mesmo objetivo de
seu piloto. "Em 2014 o título
escapou por alguns erros, mas em momento nenhum faltou performance. Então nosso
objetivo não pode ser outro além de trabalhar muito forte desde a
pré-temporada, para lutar novamente pelo campeonato da Stock Car."
O engenheiro
destaca que, além dos pneus, outra novidade da maior categoria do automobilismo
nacional é a substituição do etanol pela gasolina.
Já o
regulamento desportivo de 2015 praticamente replica o modelo de 2014. Estão
mantidos os sistemas de pontos para a prova de convidados (12 para o vencedor)
e rodadas duplas (24 para o vencedor da primeira corrida e 15 para o da
segunda, que larga com inversão das primeiras 10 posições no grid). A Corrida
do Milhão e a prova de encerramento do ano (com pontuação dobrada) novamente
serão em eventos de bateria única.
Os
regulamentos particulares das etapas, que serão divulgados ao longo da
temporada, irão definir a duração específica de todas as corridas. Mas o
regulamento desportivo já estipula que, em rodadas duplas, a primeira bateria
terá pit-stop obrigatório para trocar ao menos um pneu e pode ter até 48
minutos mais uma volta de duração, enquanto a segunda terá 28 minutos mais uma
volta. No total, isso representa acréscimo de até 16 minutos no tempo total de
cada etapa (o que representa 26,7% de mais tempo de pista em 2015 no
comparativo com 2014, quando os carros corriam baterias de 40 e 20 minutos).
"Certamente o regime de consumo
dos carros será diferente, o que pode mudar um pouco a dinâmica das
corridas",
observou Meneghel.
Átila pondera
que, com pneus mais resistentes e o novo combustível, a organização também deve
usar a pré-temporada para o ajuste fino do evento, inclusive com a
possibilidade de corridas mais longas que as de 2014. "A segunda corrida um pouco maior pode favorecer os pilotos mais
rápidos recuperarem as posições do grid invertido e talvez aí vejamos um mesmo
piloto nos dois pódios do final de semana, o que não aconteceu nenhuma vez no
ano passado", frisou.
Todas as
atividades de pista da pré-temporada estão concentradas no final de semana, com
um shakedown e um treino livre no sábado e dois treinos livres no domingo. A
primeira corrida do ano acontece em Goiânia, com a prova de duplas marcada para
o dia 22 de março.
Luís Ferrari
Foto: Atila Abreu (Hyset)
Nenhum comentário:
Postar um comentário