Atual campeão Constantino Jr está
confirmado na Cup bem como Ricardo Rosset, Ricardo Baptista e Miguel Paludo,
que retorna às pistas brasileiras; na Challenge, Fábio Alves projeta
concorrência acirrada para defender seu título
Os motores da
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil voltam a roncar nesta semana para a rodada
dupla de abertura da temporada 2015 em Curitiba. A categoria abre a temporada
que celebra seus 10 anos no país com os quatro bicampeões da Cup em ação na
capital paranaense.
Campeão no
ano passado e em 2011 e piloto recordista em vitórias na Porsche Cup com 36
conquistas, Constantino Jr foi protagonista das quatro corridas realizadas na
capital paranaense em 2014, mas não sobe no lugar mais alto do pódio em
Curitiba desde setembro de 2013.
A
regularidade que o piloto do carro #00 mostrou para chegar a seu segundo título
é um dos pontos mencionados pelos demais bicampeões da categoria como chave do
caminho para o inédito tri na Porsche Cup.
Com a palavra
Ricardo Baptista, campeão em 2012 e 2007: "A
expectativa é a melhor possível, pois teremos um campeonato em que, tudo
indica, será definido na última etapa já que a disputa promete ser muito
acirrada. Muitas disputas pelas poles e vitórias acontecerão em 2015... Para
trazer o Tri, será necessário muita regularidade e ter velocidade para terminar
sempre entre os ponteiros", argumenta o competidor do carro #27.
Dono dos
títulos de 2013 e 2010, Ricardo Rosset aponta que a temporada tende a ser a
mais competitiva da história da Porsche Cup. Agora com o carro #11, ele aponta
que a adoção de lastro no regulamento deste ano deve aproximar mais ainda os
carros do grid e destaca a evolução de outros competidores ao longo do ano
passado. "Claro que os quatro
bicampeões são experientes e conhecem bem o carro, mas na reta final da
temporada passada vimos pilotos mais recentes na Cup andando muito forte e
acredito que teremos caras novas na briga pelo título de 2015."
Primeiro
bicampeão da categoria (2008 e 2009), o gaúcho Miguel Paludo retorna à Porsche
Cup depois de mais de 60 corridas na Nascar entre 2010 e 2013. O gaúcho foi o
primeiro piloto estrangeiro a registrar uma pole no tradicional superspeedway
de Daytona em prova de abrangência nacional na "Stock Car americana". "É muito legal retornar à Cup, onde decolei na carreira de piloto.
O carro é fantástico e estou ansioso para acelerar com o equipamento dessa nova
geração ‘991’, pois quando deixei a categoria era outro carro",
observou Miguel, cuja última corrida foi no circuito de rua azerbaijano de
Baku, em prova válida pela Blancpain Sprint Series no ano passado.
Único piloto
do grid a migrar da categoria Challenge para a Cup em 2015, Marcio Basso revela
a mesma ansiedade do ex-competidor da Nascar sobre acelerar logo o carro
"novo". "No ano passado
comecei a correr na Challenge incentivado pelo Christian Germano. Fiquei
encantado e em 2015 resolvi me aprofundar no esporte. O ‘991’ é um supercarro e
minha ideia é desfrutar ao máximo disso. Também acredito que, com o grid mais
experiente da Cup, é maior minha probabilidade de melhorar a tocada", contou
Basso, que no mês passado fez uma corrida de endurance nos Estados Unidos em
dupla com Nonô Figueiredo, piloto consultor da Porsche Cup.
A exemplo da
temporada 2014, neste ano também serão disputadas as classes Cup Sport e Cup
Master em paralelo ao campeonato regular da Cup. A primeira serve como classe
de entrada na categoria e registrou no ano passado belos pegas envolvendo
Eduardo Azevedo, Gil Farah, Franco Giaffone, Rodolfo Ometto e Daniel Schneider,
entre outros; enquanto a segunda se destina aos pilotos com mais de 50 anos de
idade.
Já na
categoria Porsche GT3 Challenge, o atual campeão Fábio Alves se diz "mais
leve" para a temporada 2015.
"Imagino que será meu ano mais
prazeroso nas pistas, desde que voltei a correr em 2012. Minha vontade
obviamente é repetir o título, mas sei que o desafio será grande pois o grid
tem gente muito veloz. Kreis Jr foi um adversário duro no ano passado e não
será diferente agora. O Elias Azevedo sempre andou forte desde que entrou parte
final da temporada, JP Mauro fez só a corrida final em Interlagos, mas mostrou
muita habilidade e rapidamente se entendeu com o carro. E tem ainda o Rodrigo
Mello, que com um pouco mais de quilometragem, pode figurar constantemente
entre os líderes",
analisou o competidor carioca.
O livetime da
categoria cobre todas as atividades de pista desde sexta.
Programação - Etapa 1:
Quinta-feira, 5 de março
14h - 14h45 -
Clínica de Pilotagem - Sessão 1 - Cup + Challenge
14h50 - 15h20
- Treino Opcional 1 - Cup + Challenge
15h25 - 16h10
- Clínica de Pilotagem - Sessão 2 - Cup + Challenge
16h15 - 16h45
- Treino Opcional 1 - Cup + Challenge
16h50 - 17h35
- Clínica de Pilotagem - Sessão 3 - Cup + Challenge
Sexta-feira, 6 de março
9h30 - 9h50 -
Treino Opcional 1 Parte A - Challenge
9h55 - 10h25
- Treino Opcional 1 - Cup
10h30 - 10h50
- Treino Opcional 1 Parte B - Challenge
11h30 - 12h -
Treino Opcional 2 - Cup
12h10 - 12h45
- Briefing - Cup + Challenge
13h05 - 13h25
- Treino livre 1 Parte A - Challenge
13h35 - 13h55
- Treino livre 1 Parte B - Challenge
14h35 - 15h20
- Treino livre 1 - Cup
15h25 - 15h45
- Treino livre 2 Parte A - Challenge
15h55 - 16h15
- Treino livre 2 Parte B - Challenge
16h55 -17h10
- Treino Clasificatório - Cup
17h15 - 17h25
- Treino Classificatório Top 10 - Cup
Sábado, 7 de março:
10h - 10h10 -
Treino Classificatório Grupo A - Challenge
10h20 - 10h30
- Treino Classificatório Grupo B - Challenge
10h40 - 11h20
- Corrida 1 (25 min + 1 volta) - Cup
11h25 - 12h05
- Corrida 1 (25 min + 1 volta) Grupo B - Challenge
13h05 - 13h45
- Corrida 2 (25 min + 1 volta) Grupo A - Challenge
13h55 - 14h35
- Corrida 2 (25 min + 1 volta) - Cup
15h - 15h30 -
Porsche Experience
Calendário - Porsche GT3 Cup Challenge
7.mar -
Curitiba
18.abr - Velo
Città
23.mai -
Interlagos
27.jun - Velo
Città
8.ago -
Interlagos
19.set - Goiânia
24.out - Curitiba
15.nov - Interlagos
28.nov -
Interlagos
Luís Ferrari
Fotos: Luca Bassani
Nenhum comentário:
Postar um comentário