Dono de duas vitórias e duas poles em
quatro corridas no interior paulista, piloto da equipe Mobil Super Racing
destaca necessidade de um carro resistente, já que a rodada dupla deste final
de semana será 90% mais longa que a última passagem da categoria pela cidade
Ausente do
calendário da maior categoria do automobilismo nacional em 2014, a etapa da
Stock Car retorna em grande estilo às ruas de Ribeirão Preto. A programação
deste final de semana coloca 39 pontos em jogo na primeira rodada dupla do ano
e será etapa mais longa em pistas de rua nos 36 anos de história da categoria.
"Nada melhor que voltar a
Ribeirão Preto com mais tempo de pista para trazer ao público os pegas mais
legais da Stock Car",
disse Átila Abreu, piloto da equipe Mobil Super Racing. O atual vice-campeão da
Stock Car é o piloto de melhor histórico nas ruas do interior paulista, com
duas vitórias, três pódios e duas poles nas quatro corridas da categoria
realizadas até hoje na cidade.
"É uma pista muito legal. Gosto
muito dos circuitos de rua, e de Ribeirão mais ainda pelo retrospecto. Foram
quatro provas, duas vitorias, duas poles, um pódio em terceiro lugar e outra
que quebrei liderando. A cidade sempre me acolheu muito bem e é a corrida mais
próxima da minha casa no ano", observou o sorocabano. "Estou com
saudade. A vitória escapou por problemas de freio em 2013, e vamos trabalhar
para que venha agora",
frisou o autor da primeira pole position da temporada, há duas semanas em
Goiânia.
Átila aponta
que o trabalho da equipe Mobil Super Racing será um pouco diferente neste ano,
em razão da maior extensão das provas.
"De uma corrida de 40 minutos em 2013 vamos para duas, com 48 e 28
minutos. É mais de meia hora a mais de corrida", comentou o dono do
carro #51, ressaltando o aumento de 90% do período de ação na pista.
Neste
cenário, sustenta o piloto, é necessário trabalhar desde o primeiro treino
livre com atenção à confiabilidade do carro.
"Da última vez já tivemos
problema de freio então é algo que preocupa sim e pode ser uma das variáveis
para termos que administrar para chegar até o fim da última bateria com ritmo
bom. Na rua, se o freio começar a baixar, é muito mais perigoso e arriscado
bater no muro do que no autódromo. A margem de erro na pista de rua é bem menor
que no autódromo."
Outro fator
de atenção da equipe Mobil Super Racing é a temperatura dos motores. "Com a mudança de etanol para
gasolina, subiu a temperatura em 2015 e temos que ficar atento para
refrigeração, ainda mais numa cidade como Ribeirão Preto, que é sempre muito
quente", alertou Átila.
Os carros
mais rápidos do Brasil vão para a pista nesta sexta-feira, para o shakedown. No
sábado acontecem dois treinos livres e a tomada de tempo, às 14h. A primeira
corrida do domingo tem largada programada para 11h e terá 40 voltas ou 48
minutos mais uma volta de duração. A segunda prova larga às 12h30, para 22
voltas ou 28 minutos mais uma volta de ação.
A exemplo do
ano passado, quando foram introduzidas as rodadas duplas na Stock Car, as
posições de largada da prova curta são determinadas pela ordem de chegada na
corrida longa com inversão dos dez primeiros lugares no grid (o décimo na
corrida 1 é pole na corrida 2, o nono larga em segundo e assim sucessivamente
até o vencedor da primeira alinhar em décimo lugar na prova complementar).
Outro
procedimento que repete a temporada anterior diz respeito à movimentação nos
boxes durante as provas. Assim como foi feito na rodada dupla disputada nas
ruas de Salvador em novembro de 2014, não haverá janela obrigatória para
pit-stops em Ribeirão Preto. Os carros serão reabastecidos no grid entre as
duas corridas.
Os canais
Sportv exibem ao vivo tanto a classificação no sábado quanto as duas corridas
no domingo.
Programação para a segunda etapa da
Stock Car 2015:
Sexta-feira, 03/04
16h00 - 16h15
- Shakedown (Grupo 1) Stock Car
16h30 - 16h45 - Shakedown (Grupo 2) Stock Car
Sábado, 04/04
08h00 - 08h40
- 1o Treino (Grupo 1) Stock Car
08h50 - 09h30
- 1o Treino (Grupo 2) Stock Car
11h00 - 11h40
- 2o Treino (Grupo 1) Stock Car
11h50 - 12h30
- 2o Treino (Grupo 2) Stock Car
14h00 - 15h00
- Treino Classificatório - Stock Car
Domingo, 05/04
11h00 -
Largada corrida 1 Stock Car (40 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
12h30 -
Largada corrida 2 Stock Car (22 voltas ou 28 minutos + 1 volta)
Luís Ferrari
Fotos: Rafael Gagliano - Bruno
Gorski
Nenhum comentário:
Postar um comentário