Carros de Campos e Pizzonia entram na
pista com receita de Salvador
Pode parecer
uma contradição numa das capitais nacionais do agronegócio, onde os acordes da
música sertaneja nem sempre agradam os ouvidos pouco habituados ao som dos
berrantes, mas foi com uma receita tipicamente baiana que os carros da Prati-Donaduzzi
entraram na pista de Ribeirão Preto nesta sexta-feira para o breve shakedown
que abriu a programação da segunda etapa da Stock Car. "Usamos o circuito
de Salvador como referência de acerto porque é o que mais se aproxima a este
aqui em termos de regulagem", explicou o diretor-técnico Juan Carlos
"Mico" Kopez.
Ribeirão
Preto está de volta ao calendário depois da ausência do ano passado e novamente
utilizando o traçado montado na área industrial vizinha ao km 321 da Rodovia
Anhanguera. O desenho está longe de satisfazer os pilotos, por suas
características acentuadamente travadas. "Aqui
só tem curvas de primeira" , justifica o paranaense Júlio Campos, que
largou em 14º e terminou em 8º na edição de 2013. Pizzonia não estava na
categoria na oportunidade, mas precisou de poucas voltas para avaliação de
todos os sistemas do carro para concordar com a opinião do companheiro de
equipe. "Não é uma pista
prazerosa", sintetizou.
"Mico" explicou que os carros foram bastante
modificados na comparação com a corrida de duplas que abriu a temporada no dia
22 de março. "Em circuitos de rua,
como este, a altura dos carros em relação ao solo tem de ser aumentada por
causa das irregularidades do asfalto. O acerto mecânico aqui é muito mais
importante que o aerodinâmico e o acerto é radicalmente modificado se levarmos
em conta o da primeira etapa em Goiânia", continuou.
Curta (mede
apenas 2.298 metros) e sinuosa, a pista de Ribeirão Preto é um pesadelo térmico
para as equipes, por causa das altas temperaturas atingidas pelos freios e pelo
motor. "Nem sei qual dele é o pior.
Salvador tem retas maiores e curvas rápidas, enquanto aqui o piloto passa o
tempo todo acelerando e freando. Os freios não têm tempo de esfriar. Por isso,
a nossa grande preocupação é com os sistemas de refrigeração que impeçam que
esses componentes sofram com o superaquecimento", lembrou Mico.
As atividades
de pista serão retomadas a partir das 8 horas deste sábado, com a realização da
primeira das duas sessões de treinos livres de 40 minutos cada. A definição da
ordem de largada dos 31 carros acontecerá às 14 horas, pelo sistema de tomadas
individuais. Serão duas voltas lançadas para cada piloto, com saída pela ordem
inversa da classificação do campeonato, e a melhor delas é que será usada para
a formação do grid.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Fotos: Miguel Costa Jr./MF2
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