Audi R18 e-tron quattro vence pelo segundo ano consecutivo Trio formado por Duval/Kristensen/McNish triunfa em corrida dramática Acidente fatal na classe GT ofusca brilho da vitória
Ingolstadt/Le Mans, 23 de junho de 2013 - Pelo
segundo ano consecutivo, a Audi vence as 24 Horas de Le Mans com um carro
híbrido de tração integral quattro e, assim, dá sequência à sua história de
sucesso na mais importante corrida de endurance do mundo. O trio formado por
Loïc Duval (FRA), Tom Kristensen (DIN) e Allan McNish - a bordo do R18 e-tron quattro
#1 - conquistou a vitória, enquanto o brasileiro Lucas di Grassi, a bordo do
R18 e-tron quattro #3, foi ao pódio com um terceiro lugar em sua primeira
participação na corrida (competindo junto de Marc Gené e Oliver Jarvis).
Como já era
esperado, o 12º triunfo da marca dos quatro anéis em Le Mans foi um dos mais
difíceis de sua história. Com as mudanças feitas recentemente no regulamento
técnico da prova, os três Audi R18 e-tron quattro inscritos em Le Mans faziam,
em média, duas voltas a menos que os carros da Toyota com um tanque de
combustível. Assim, os pilotos da Audi tiveram de compensar os pit stops
adicionais com tempos de volta mais rápidos na pista. Uma missão que ainda teve
de driblar as condições meteorológicas por vezes extremamente difíceis no Oeste
da França durante este fim de semana.
Pancadas de
chuva atingiram a região diversas vezes ao longo da corrida, que foi dramática.
Isso resultou uma série de incidentes e nada menos que onze intervenções do
safety-car. Um total de mais de cinco horas de corrida sob bandeira amarela,
enquanto os fiscais de pista faziam a limpeza e os reparos nas áreas dos
acidentes.
Os três Audi
R18 e-tron quattro, equipados com um sistema de tração elétrica no eixo
dianteiro, foram os carros mais rápidos da pista durante toda a prova. E também
os mais eficientes, já que venceram a Michelin Green X Challenge, uma
competição para definir o protótipo mais limpo, rápido e eficiente.
"Vencemos pela 12ª vez em Le Mans
graças ao espírito de inovação e consistência dos nossos engenheiros, ao
comprometimento incondicional do time todo, e ao nível e nervos de aço dos
nossos pilotos. Em nome da Audi, eu estendo meus sinceros parabéns por este
sucesso a todos eles",
disse Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi AG - que,
como de costume, esteve em Le Mans acompanhando a prova. "Esta vitória marca outro enrome sucesso da Audi, em que nosso
sistema híbrido prevaleceu mais uma vez e novas tecnologias, das quais nossos
clientes também se beneficiarão no futuro, foram testadas." Isso
inclui radiadores inovadores e faróis de LED com feixe matriz, que garantem
ótima iluminação à noite. Uma vantagem crucial em Le Mans.
"Nós sabíamos que, por conta das
novas exigências do regulamento, seria muito difícil este ano", comentou o
chefe da Audi Motorsport, Dr. Wolfgang Ullrich. "Como era esperado, a
Toyota foi uma rival muito forte, mas nosso Audi R18 e-tron quattro estava em
sua forma plena. Meus agradecimento a toda a equipe que trabalhou durante meses
para alcançar este sucesso."
A 12ª vitória
da Audi em Le Mans foi conquistada pelo R18 e-tron quattro #2 pilotado por Loïc
Duval (França), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Escócia). Para
Duval, que conquistou a pole position para o trio na quarta-feira, foi a
primeira vitória na prova francesa. A terceira para Allan McNish. Tom
Kristensen, recordista isolado de vitórias em Le Mans desde 2005, chegou à sua
nona vitória.
O carro
vitorioso correu as 24 horas sem apresentar o menor problema técnico.
Duval/Kristensen/McNish assumiram a liderança às 21h43 do sábado (no horário
local, 16h43 em Brasília) e não perderam mais a posição até cruzar a linha de
chegada às 15h do domingo (10h em Brasília). O trio conseguiu abrir uma crucial
volta de vantagem sobre o carro da Toyota em segundo e isso garantiu as
condições para administrar o resultado na parte final da corrida, mesmo nas
condições caóticas de chuva torrencial.
Os outros dois
trios da Audi sofreram - quase que simultaneamente - com infortúnios que os
obrigaram a paradas de box não programadas pouco antes de completarem sete
horas de corrida. Oliver Jarvis, no Audi R18 e-tron quattro #3, foi tocado por
um veículo mais lento e, por isso, teve um pneu furado - sendo obrigado a
percorrer quase uma volta inteira nos 13.629 metros do traçado de Le Mans
nessas condições e perdendo duas voltas em relação aos líderes. Em um final
cinematográfico, o brasileiro Lucas di Grassi, que fez sua estreia em Le Mans,
descontou 45 segundos de diferença para o Toyota que ocupava a terceira posição
e, assim, garantiu um lugar no pódio para o carro #3, junto de Jarvis e Marc
Gené.
"Esta foi minha primeira vez em
Le Mans e a primeira coisa que me chamou atenção foi o quanto essa pista é
incrivelmente rápida e difícil de aprender e entender. E depois, quando a
corrida começou, fiquei novamente impressionado com a atmosfera, as pessoas, o
quanto cada time se esforça por essa prova, seja ele profissional ou
amador",
comentou Lucas di Grassi. "A Audi
também faz um trabalho fantástico e para mim, como um novato aqui, não foi
fácil. Fiz o melhor que pude, e terminar a corrida no pódio foi realmente
especial. Aprendi muito e espero poder voltar a Le Mans e usar essa experiência
para conquistar um resultado ainda melhor", completou o brasileiro.
Já o trio
formado por Marcel Fässler (Suiça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer
(França) - no Audi R18 e-tron quattro #1 - perdeu a liderança por conta um
problema no alternador. Mesmo sofrendo todo o atraso da troca da peça, os
vencedores de Le Mans em 2011 e 2012 fizeram uma excelente prova de recuperação
para terminar em quinto lugar.
Mas toda a
festa da edição que marcou os 90 anos das 24 Horas de Le Mans acabou ofuscada
por um acidente fatal na categoria GT logo depois da largada, ainda no sábado.
O piloto dinamarquês Allan Simonsen perdeu o controle de seu Aston Martin da
categoria LMGTE Am na curva Tertre Rouge e não resistiu aos ferimentos. "Obviamente este incidente horrível
amortece a alegria de outra grande vitória em Le Mans para a Audi",
comentou Dr. Wolfgang Ullrich. "Nós ficamos completamente chocados com a
notícia da morte do Allan (Simonsen). Durante sua carreira, ele também venceu a
bordo de nossos carros, especialmente no Audi R8 LMS. Nossos sentimentos vão,
principalmente, para sua família e amigos, e para a equipe Aston Martin também.
Isso mostra que não devemos nunca parar de fazer o que for possível pela
segurança no automobilismo. Este é o primeiro acidente fatal que testemunhamos
em Le Mans nos 15 anos que corremos aqui. E eu espero que ele tenha sido também
o último."
Confira os 10 primeiros colocados nas
24 Horas de Le Mans 2013:
1- Tom
Kristensen/Allan McNish/Loïc Duval - Audi R18 e-tron quattro - 348 voltas
(média de 241,4 km/h)
2- Anthony Davidson/Stéphane
Sarrazin/Sébastien Buemi - Toyota TS030 Hybrid - 347 voltas
3- Marc Gené/Oliver Jarvis/Lucas di Grassi -
Audi R18 e-tron quattro - 347 voltas
4- Alexander Wurz/Nicolas Lapierre/Kazuki
Nakajima - Toyota TS030 Hybrid - 341 voltas
5- André Lotterer/Benoît Tréluyer/Marcel
Fässler - Audi R18 e-tron quattro - 338 voltas
6- Nick Leventis/Jonny Kane/Danny
Watts - HPD ARX-03c-Honda - 332 voltas
7- Bertrand
Baguette/Martin Plowman/Ricardo González - Morgan LMP2-Nissan - 329 voltas
8- Olivier
Pla/Alex Brundle/David Hansson - Morgan LMP2-Nissan - 328 voltas
9- Roman
Rusinov/John Martin/Mike Conway - Oreca 03-Nissan - 327 voltas
10- Michael Krumm/Jann
Mardenborough/Lucas Ordóñez - Zytek Z11SN-Nissan - 327 voltas
Inova Comunicação - Rafael Durante (Mtb 48.04
Foto: Audi Sport / Divulgação
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