Curitibano do BMW Team RBM não conseguiu encaixar a melhor volta
na terceira parte da classificação no tradicional circuito alemão e fecha a
quinta fila do grid da etapa final de 2013.
Na temporada
2013 do DTM chega ao seu final neste fim de semana, com a disputa da décima
etapa, no tradicional circuito de Hockenheim. Neste sábado (19), os 22 pilotos
do grid foram à pista pela manhã, para 90 minutos de treino livre, e, durante a
tarde, para a sessão classificatória que definiu o grid de largada da prova
derradeira do campeonato. Augusto Farfus não conseguiu repetir a ótima
performance em classificações ao longo do ano. Presença no Q4 em sete das dez
etapas do certame, o curitibano do BMW Team RBM teve um desempenho razoável em
Hockenheim e garantiu a décima posição no grid, que teve suas principais
colocações dominadas pela montadora bávara, que dominou o último segmento do
treino, posicionando nada menos que quatro carros. A pole-position ficou com o
canadense Bruno Spengler, do Team Schnitzer.
Pela manhã,
Augusto cravou o 18º tempo. Depois que sua equipe — que briga pelo título da
temporada com o Audi Sport Team Phoenix — trabalhou em ajustes no carro, o
brasileiro voltou bem para a classificação, na parte da tarde. No início do Q1,
sua primeira volta rápida foi em 1min34s567. Depois, Farfus recolheu de volta
para os boxes. Quando restavam quatro minutos para o fim da sessão, o
curitibano voltou à pista para cravar uma volta voadora e, com 1min33s891,
assegurou sua ida à segunda fase da classificação com o 13º lugar do primeiro
segmento do treino.
Tão logo o
início do Q2 foi autorizado, Augusto voltou à pista e assinalou 1min33s437,
dando um passo importante para garantir um lugar entre os dez primeiros e ir ao
Q3. O brasileiro ficou com a sétima marca desta equilibrada parte da sessão,
ficando só a 0s143 atrás do líder, Mattias Ekström, da Audi.
No Q3,
Augusto registrou apenas uma volta rápida, no começo desta parte da sessão, ao
cravar 1min34s247. O tempo acabou não sendo bom, visto que seus oponentes logo
quebraram esta marca. No fim da sessão, Farfus retornou à pista para fazer mais
uma tentativa, mas, ao ver que não conseguiu melhorar seu tempo, abortou a
volta e retornou aos boxes. O brasileiro, que vai largar na décima colocação em
Hockenheim, entende que a posição no alinhamento inicial não reflete a
performance do seu BMW M3 DTM, mas está confiante para encontrar o melhor ritmo
de corrida no domingo.
Spengler
assegurou a pole-position ao registrar 1min33s443 no Q4. Dirk Werner,
companheiro de equipe do canadense, divide a primeira fila, com Andy Priaulx
largando em terceiro, ao lado de Timo Glock. Mike Rockenfeller, novo campeão do
DTM, larga ao lado de Farfus, na nona posição. A última corrida de 2013 está
prevista para ter largada às 10h (horário brasileiro de verão) e terá
transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports.
Augusto Farfus:
"Não
conseguimos encontrar o balanço ideal do carro na tomada de tempos, mas o
resultado em si não reflete nosso verdadeiro potencial, que é muito melhor que
décimo. Acabamos seguindo um caminho que privilegia muito mais a corrida do que
a tomada de tempos em si, então as perspectivas são ótimas. Estamos confiantes
para amanhã. Temos de ter uma boa largada, uma boa estratégia, e tudo pode
acontecer. Acredito que temos tudo para fazer uma boa corrida."
Confira o grid de largada da etapa de
Hockenheim:
1) Bruno Spengler - Schnitzer BMW - 1'33"443
2) Dirk Werner - Schnitzer BMW - 1'33"746
3) Andy Priaulx - RMG BMW - 1'34"081
4) Timo Glock
- MTEK BMW
5) Miguel
Molina - Phoenix Audi - 1'33"572 - Q3
6) Marco Wittmann - MTEK BMW - 1'33"575 - Q3
7) Mattias Ekstrom - Abt Audi - 1'33"706 - Q3
8) Adrien Tambay - Abt Audi - 1'33"717 - Q3
9) Mike Rockenfeller - Phoenix Audi - 1'33"748 -
Q3
10) Augusto
Farfus - RBM BMW - 1'34"247 - Q3
11) Martin Tomczyk - RMG BMW - 1'33"594 - Q2
12) Timo Scheider - Abt Audi - 1'33"600 - Q2
13) Robert Wickens - HWA Mercedes - 1'33"719 - Q2
14) Filipe
Albuquerque - Rosberg Audi - 1'33"784 - Q2
15) Pascal Wehrlein - Mucke Mercedes - 1'33"839 -
Q2
16) Gary Paffett - HWA Mercedes - 1'33"899 - Q2
17) Dani
Juncadella - Mucke Mercedes - 1'33"963 - Q1
18) Edoardo
Mortara - Rosberg Audi - 1'34"097 - Q1
19) Jamie Green - Abt Audi - 1'34"162 - Q1
20) Christian Vietoris - HWA Mercedes - 1'34"170
- Q1
21) Roberto
Merhi - HWA Mercedes - 1'34"308 - Q1
22) Joey Hand - RBM BMW - 1'34"389 - Q1
Fonte: http://www.farfus.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário