Diversas novidades para 2015 colocam
campeonato entre os grandes do país
O KantanKart
inicia a terceira temporada de sua história com o objetivo de consolidar-se
como um dos principais campeonatos de kart do Brasil. Seguindo o conceito de
"muito fácil", o Kantan apresentou, no fim do ano passado, seu novo
formato com a criação de novas categorias e a presença de importantes nomes do
kartismo como parceiros. Além disso, a organização do campeonato estabeleceu o
Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP), como sede das seis etapas
programadas para a temporada 2015.
"Será uma nova fase do
KantanKart. Nos dois últimos anos, conseguimos colocar o campeonato no mapa do
kartismo brasileiro e atraímos diversos pilotos, que gostaram muito do conceito
que criamos. Agora estamos ajustando algumas partes e identificamos a falta de
uma categoria de início, que será a Cadete. Teremos quatro categorias no total
a um custo baixo para os padrões do kartismo brasileiro", afirmou o promotor do evento, Walter
Savaglia. "Neste ano, teremos
também o apoio de nomes consagrados do kartismo do país e profissionais
renomados que têm bastante experiência no esporte a motor, como o Ricardo
Tedeschi, o Lua e o Eduardo Gozzano", continuou.
Além da
Cadete, o campeonato manterá as categorias U-13 e Top e colocará a Sênior para
pilotos com mais experiência. "Acredito
muito no crescimento do campeonato. O Kantan já demonstrou que veio para ficar.
A categoria Cadete é de extrema importância para os jovens que querem entrar no
kartismo. A U-13 e a Top já mostraram que deram certo e a Sênior abre
possibilidades para pilotos experientes. Além disso, os novos chassis serão
nacionais e isso facilitará muito o trabalho da organização, tanto do ponto de
vista de custos quanto de logística", disse o piloto Dennis Dirani,
que colaborará na parte técnica ao lado do irmão Danilo Dirani, de Danilo e
Daniel Ramalho, Dibo, Zé Bolão e Walter Travaglini.
Para este
ano, os chassis serão da linha KantanKart Bravar da fabricante Birel Sudam, que
substituem os equipamentos italianos da PCR. Ao contrário do ano passado - os
pilotos alugavam os karts -, os competidores inscritos para o campeonato serão
donos de seu próprio chassi. O piloto compra o equipamento no início do ano e
correrá com ele durante toda a temporada, mas a manutenção e posse do chassi
ficará a cargo da organização até o fim do ano.
"A Birel Sudam é uma marca
renomada no mercado. Através de nossos parceiros, conseguimos viabilizar o
modelo Bravar/Birel Sudam, que é excelente e tem um custo muito
acessível", disse Savaglia. Os motores também serão modificados. Na categoria
U-10, serão os Honda RBC. Na U-13 e Top, os propulsores serão Iame MY RBC, e na
Senior, Iame Tag. "A RBC é uma das melhores empresas fornecedoras de
motores do Brasil. Com ela como parceira, vamos reduzir ainda mais os custos
para os pilotos e a atratividade, já que os motores serão homologados", explicou.
A premiação
também continuará fazendo parte do campeonato. No ano passado, os vencedores de
cada etapa da classe K2 (Top) ganharam um dia de testes na F4 Sul-americana.
Neste ano, haverá prêmios e descontos especiais para aqueles que optarem por
correr na categoria continental. O
objetivo é criar um plano de carreira para jovens talentos. "Essa parceria
tem dado muito certo. Vejo a F4 Sul-americana como a melhor opção para quem
está iniciando no automobilismo e o Tato, organizador da categoria, tem o mesmo
pensamento que o nosso. A ideia é criar uma escada do kart para o
automobilismo. Queremos preparar novos pilotos da melhor maneira
possível", afirmou o promotor.
Para cumprir
essa meta de desenvolvimento de pilotos, a organização do KantanKart baixou
ainda mais os preços. Na categoria Cadete, o custo será de R$ 850,00 e inclui
motor, inscrição e combustível. Os chassis serão fornecidos gratuitamente pela
Birel Sudam aos pilotos até o fim do ano. Nas categorias U-13 e Top, o valor
para cada etapa é de R$ 4.650,00 e inclui aluguel de motor, carburador e
escapamento, parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. Na Sênior,
o custo é de R$ 4.850,00 e inclui aluguel de motor, carburador e escapamento,
parcela da compra do chassis, inscrição e combustível. A apresentação oficial
da nova temporada do KantanKart será no dia 8 de fevereiro durante a Copa
Verão, que será realizada no Kartódromo Arena Brasil Kirin, em Itu (SP).
O KantanKart
é promovido pela MMKT Sports Marketing, conta com supervisão da Federação de
Automobilismo de São Paulo (FASP), patrocínio da Gluby Fair Trade and Fashion,
PlayTV, fornecimento de chassis Bravar/Birel Sudam, motores da RBC e apoio da
Cartone Design, X-Trax, Wurth do Brasil, Ituano Motor Sport Club, F4
Sul-americana e MediaOne Communications, agência de comunicação do KantanKart.
Calendário KantanKart 2015:
28 de março -
1ª etapa
19 de abril -
2ª etapa
17 de maio -
3ª etapa
14 de junho -
4ª etapa
16 de agosto
- 5ª etapa
20 de
setembro - 6ª etapa
25 de outubro
- 7ª etapa (Copa Bravar)
21 e 22 de
novembro - 8ª e 9ª etapas (Copa RBC)
13 de
dezembro - 10ª etapa (Copa MMKT)
Ricardo Montesano
Fotos: Cris Reis
Nenhum comentário:
Postar um comentário